NOC – O que é? Qual a sua importância para as empresas?

NOC é a abreviação de Network Operation Center ou Centro de Operações de Rede. O NOC é voltado para a Tecnologia da Informação, onde equipes técnicas monitoram e resolvem problemas de infraestrutura, tomando medidas preventivas para garantir que erros não ocorram. Através de dashboards com alerta é possível garantir a disponibilidade dos serviços e canais. Este núcleo também é responsável pelos Backups e recuperações de desastre.


Mas afinal, o que faz um NOC?

O NOC é composto por um time que trabalha 24x7 com revezamento de escala para cobrir 100% do tempo. Existem outros modelos de NOC que não cobrem 100% do tempo e são utilizados por empresas menores e com menor demanda.

O Centro de Operações de Rede visa monitorar outros tipos de alerta e eventos, como falhas de comunicação, quedas de links, espaço em disco, servidores downs, entre outras. Garantindo que as aplicações não sejam impactadas por problemas de rede e infraestrutura, buscando sempre a disponibilidade dos serviços.

Quando falamos de eventos de disponibilidade e infraestrutura, o time de NOC, é a infantaria da empresa. Eles que tomam as primeiras medidas ou direcionam para as demais áreas técnicas os problemas encontrados.

Quais são os papéis e responsabilidades?

Os técnicos do NOC têm como responsabilidade:

  • Backups e Restore;
  • Direcionamento de incidentes as equipes técnicas;
  • Monitoração de espaço de disco de servidores;
  • Quedas ou latência de serviços e links;
  • Quedas ou indisponibilidade de servidores;

Já os cargos que fazem o gerenciamento do NOC, têm como responsabilidade:

  • Suportar os analistas nas análises e dúvidas;
  • Geração de KPI’s e métricas;
  • Apresentação de Reports;
  • Melhoria contínua dos processos e procedimentos;
  • Refinamento de alerta;
  • Ativar contingências em caso de necessidade;
  • Relatórios de desempenho;
  • E em alguns casos, atender auditorias;

Resolvendo o Hiato de Habilidades e Escalando com um NOC

Dada a escassez de técnicos habilitados, qualificados e experientes que são capazes de lidar com o Nível 1–3 (comumente conhecido como lacuna de habilidades em TI), usar um NOC é uma opção mais eficiente e econômica do que contratar técnicos.

Considerando a lacuna de habilidades, para muitas empresas é extremamente difícil ou simplesmente impossível compor sua equipe com técnicos suficientes com as qualificações certas para expandir seus negócios de maneira lucrativa.

No entanto, um NOC terceirizado elimina a lacuna de habilidades, podendo oferecer todos os recursos que uma empresa necessitaria em sua equipe técnica por uma taxa fixa a cada mês. Então, conforme a empresa se desenvolve e cresce, mais recursos são adicionados à escala, protegendo as margens de gastos e fornecendo resultados 24x7x365.

Sendo assim, confira o organograma de NOC realizado pela Every System:

Conclusão

Nós da Every System, estamos aptos a realizar com habilidade toda essa implementação. Contamos com profissionais focados para analisar e encontrar o melhor modelo para sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.


WhatsApp chat