Redução de custos com o Cloud Computing

O Cloud Computing, também chamado de Computação em Nuvem, amadureceu muito nos últimos anos, passando a ser adotado com mais frequência pelas empresas, já que essas começaram a ter mais atenção com o controle de custos na hora de tomar uma decisão. Algumas vezes o gestor até pensa em alocar esforços em inovação mais acaba deixando de lado devido ao medo de ter altos custos.

Diante disso, a Computação em Nuvem passou a ser uma alternativa atraente, já que ela traz consigo a possibilidade de reduzir os custos, flexibilidade, escalabilidade e praticidade se comparada ao modelo tradicional de servidores e data centers. Aderindo esse sistema, a empresa consegue obter ótimos resultados e diminuir as despesas, ou seja, podendo aumentar a sua competitividade no mercado.


Importância do parque tecnológico

A partir do momento que o armazenamento, coleta e uso de dados passou a se tornar uma estratégia para as empresas, começou a ocorrer transformações nos negócios. Hoje em dia, aumentar a produtividade e qualidade do serviço oferecido para o cliente não tem como consequência ter mais funcionários, ao contrário, o sucesso está na otimização. Então a intenção é entregar mais por menos, ou seja, incluir a tecnologia nessa transformação é uma vantagem competitiva.

O Cloud Computing é uma boa opção?

Os dados de sua empresa são um dos bens mais valiosos quando falamos em tecnologia, abrangendo desde o armazenamento ao compartilhamento. Então, ter uma boa segurança da informação é fundamental para que seja evitado que dados importantes sejam colocados em risco. Os melhores players de computação em nuvem já possuem os principais compliances de segurança. Agora dimensione as necessidades da sua empresa, compare os preços entre os serviços no mercado e vai ver os benefícios que a Computação em Nuvens tem a oferecer otimizando os seus recursos. No entanto, é importante saber que para aderir ao Cloud Computing é necessário conhecer as exigências do negócio e assim buscar soluções que se encaixem, sempre havendo um planejamento.

Vantagens da Computação em Nuvem

  • Escalabilidade:na medida que a empresa desenvolve, surge necessidades de aumentar a quantidade de equipamentos e capacidade do servidor, havendo um aumento de custos. Com o Cloud Computing, os dados vão estar na nuvem, então a empresa tem a possibilidade de contratar a infraestrutura sob demanda, garantindo assim maior velocidade na escalabilidade.
  • Mobilidade:com a computação em nuvem, você tem a possibilidade de acessar os dados de qualquer lugar, não sendo necessário o uso de equipamentos exclusivos.
  • Segurança da Informação: Os provedores de computação em nuvem possuem certificações de segurança na infraestrutura, garantindo assim maior segurança e diminuição nos custos de implementação delas.
  • Cloud Backup: com essa alternativa, você consegue armazenar os dados da empresa, mantê-los acessíveis e capazes de serem recuperados em menor tempo. Isso deve-se ao fato da possibilidade de armazenar os backups em diversas regiões distintas, garantindo assim a integridade dos dados e diminuindo o tempo de restabelecimento do serviço em caso de desastre.
  • SaaS e PaaS (Infrastructure and Platform as a Service):nesse modelo a área de tecnologia da empresa, substitui o custo de atualizações e compras de licença por uma entrega da ferramenta de nuvem com assinatura flexível, conseguindo uma alta performance e previsibilidade dos custos e também agilidade na contratação por não depender de terceiros para o licenciamento de produtos.
  • IaaS (Infrastructure as a Service):com esse modelo, a empresa pode ter servidores virtuais compartilhados e/ou provisionados, usando a computação em nuvem e ainda manter a produtividade dentro de um ambiente integrado e controlado. Sem novas atualizações de hardware, sem gastos com manutenção física e obsolescência dos equipamentos, além de diminuir custos inerentes da infraestrutura tradicional como: energia elétrica, geradores, licenciamentos, suporte, etc.
  • Cloud híbrida:a nuvem é implementada, fazendo com que seja possível conectar os servidores internos da empresa ao sistema de Cloud Computing. Criando assim um ambiente resiliente e escalável.

Conclusão

Como foi possível perceber, a maior vantagem da computação em nuvem é aumentar a performance da sua empresa gastando menos e com maior proteção de dados. Se você deseja reduzir custos, não existe investimento mais assertivo.

O que você está esperando então para migrar para a nuvem?

Nós da Every System podemos te ajudar, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.


WhatsApp chat